Ano V |
Volume V |
Nº 9 |
Julho/dezembro 2008 |
Rio de Janeiro |
ISSN 1807-1260 |
Editorial
Em sua nona edição a revista Intellector apresenta uma gama diversificada de temas que garantirão a este número o título de uma das melhores na contribuição às temáticas desenvolvidas pelo CENEGRI.
Da Argentina temos a contribuição de Alejandro Simonoff - pesquisador e docente da Universidade Nacional de la Plata. Seu artigo La Política Exterior de los Gobiernos Kirchneristas y la Tercera Posición – A Política Exterior dos Governos Kirchneristas e a Terceira Posição versa sobre as peculiaridades da política externa Argentina desde a chegada ao poder da “Família K” - como são chamados Néstor e Cristina Kirchner pelos argentinos - em contraposição às clássicas posições peronistas no âmbito externo.
Neste número a presença brasileira foi marcante. Com As Negociações Inter-Regionais entre Europa, América Latina e Mercosul, os pesquisadores Patrícia Nasser de Carvalho e Elói Martins Senhoras abordam as relações entre a Europa e América Latina, mais precisamente entre a União Européia e o Mercosul.
Em seu artigo Lytton L. Guimarães, coordenador do Núcleo de Estudos Asiáticos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares/CEAM/UnB, aborda a Política Externa e Segurança da Índia. Implicações para o Fórum IBAS. O tema Índia pouco divulgado pela grande mídia brasileira ganha espaço em nossa revista, ao mesmo tempo em que possibilita ao grande público o acesso a importantes informações.
Voltando a oferecer uma importante análise sobre a posição do Brasil dentro do atual contexto internacional temos o artigo do diplomata Paulo Roberto de Almeida - O Brasil no Novo Cenário Global: Transformações do Jogo Diplomático Contemporâneo. Em seu texto, o diplomata clarifica a atual dinâmica mundial marcada pela emergência de novas potências e situa o Brasil dentro deste novo contexto internacional e a atuação de sua diplomacia.
Fechando este número temos a participação do pesquisador Rodrigo Souza Pain com o artigo As Dificuldades da Inserção da Sociedade Civil nas Políticas Públicas em Angola. Pain aborda as dificuldades de construção de uma sociedade civil crítica em um país marcado pelo conflito militar. Perspectiva muito interessante para o entendimento dos dilemas angolanos na construção de uma sociedade mais justa.
Boa leitura!
Os Editores
Compre a versão impressa! Clique na imagem!
La Política Exterior de los Gobiernos Kirchneristas y
la Terceira Posición
The Foreign Policy of the Kirchneristas Governments and the Third Position
Alejandro Simonoff
O Brasil no Novo Cenário Global:Transformações do Jogo
Diplomático Contemporâneo
Brazil into the New Global Scene: Transformations of the Contemporary Diplomatic Game
Paulo Roberto de Almeida
As Negociações Inter-Regionais entre Europa, América Latina e
Mercosul
The Inter-Regional Negotiations between Europe, Latin America and Mercosur
Patrícia Nasser de Carvalho e Elói Martins Senhoras
Política
Externa e Segurança da Índia. Implicações para o Fórum IBAS
India’s Foreign Policy and Security. Implications for Forum IBAS
Por Lytton L. Guimarães
As Dificuldades da Inserção da Sociedade Civil de
Angola nas
Políticas Públicas
The Problems Concerning the Inclusion of Angolan Civil Society in the Public Policies
Rodrigo de Souza Pain
Copyright by CENEGRI-Intellector, 2004-2008. Todos os direitos reservados.