Intelligentia

Revista eletrônica do Centro de Estudos  em Geopolítica e Relações Internacionais (CEGRI)

Ano V

Volume V

Nº 9

Julho/dezembro 2008

Rio de Janeiro

ISSN 1807-1260

 

Editorial   

 

Em sua nona edição a revista Intellector apresenta uma gama diversificada de temas que garantirão a este número o título de uma das melhores na contribuição às temáticas desenvolvidas pelo CENEGRI.

Da Argentina temos a contribuição de Alejandro Simonoff - pesquisador e docente da Universidade Nacional de la Plata. Seu artigo La Política Exterior de los Gobiernos Kirchneristas y la Tercera Posición – A Política Exterior dos Governos Kirchneristas  e a Terceira Posição versa sobre as peculiaridades da política externa Argentina  desde a chegada ao poder da “Família K” -  como são chamados Néstor e Cristina Kirchner pelos argentinos - em contraposição às clássicas posições peronistas no âmbito externo.

 Neste número a presença brasileira foi marcante. Com As Negociações Inter-Regionais entre Europa, América Latina e Mercosul, os pesquisadores Patrícia Nasser de Carvalho e Elói Martins Senhoras abordam as relações  entre a Europa e América Latina, mais precisamente entre a União Européia e o Mercosul.

Em seu artigo Lytton L. Guimarães, coordenador do Núcleo de Estudos Asiáticos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares/CEAM/UnB, aborda a Política Externa e Segurança da Índia. Implicações para o Fórum IBAS. O tema Índia pouco divulgado pela grande mídia brasileira ganha espaço em nossa revista, ao mesmo tempo em que possibilita ao grande público o acesso a importantes informações.

Voltando a  oferecer uma importante análise sobre a posição do Brasil dentro do atual contexto internacional  temos o artigo do diplomata Paulo Roberto de Almeida - O Brasil no Novo Cenário Global: Transformações do Jogo Diplomático Contemporâneo. Em seu texto, o diplomata clarifica a atual dinâmica mundial marcada pela emergência de novas potências e situa o Brasil dentro deste novo contexto internacional e a atuação de sua diplomacia.

Fechando este número temos a participação do pesquisador Rodrigo Souza Pain  com o artigo As Dificuldades da Inserção da Sociedade Civil nas Políticas Públicas em Angola. Pain aborda  as dificuldades de construção de uma  sociedade civil crítica em um país marcado pelo conflito militar. Perspectiva muito interessante para o entendimento dos dilemas angolanos na construção de uma sociedade mais justa.

 Boa leitura!      

 Os Editores

 

Compre a versão impressa! Clique na imagem!

   

 

      

 

 

La Política Exterior de los Gobiernos Kirchneristas y la Terceira Posición   

The Foreign Policy of the Kirchneristas Governments and the Third Position

Alejandro Simonoff

Resumo/Abstract

 

O Brasil no Novo Cenário Global:Transformações do Jogo  Diplomático Contemporâneo    

Brazil into the New Global Scene: Transformations of the Contemporary Diplomatic Game

Paulo Roberto de Almeida

Resumo/Abstract

 

As Negociações Inter-Regionais entre Europa, América Latina e Mercosul

The Inter-Regional Negotiations between Europe, Latin America and Mercosur

 Patrícia Nasser de Carvalho e Elói Martins Senhoras

Resumo/Abstract

 

Política Externa e Segurança da Índia. Implicações para o Fórum IBAS

India’s Foreign Policy and Security. Implications for Forum IBAS

Por Lytton L. Guimarães

Resumo/Abstract

 

As Dificuldades da Inserção da  Sociedade Civil de Angola nas Políticas Públicas

The Problems Concerning the Inclusion of Angolan Civil Society in the Public Policies

Rodrigo de Souza Pain

Resumo/Abstract

 

 

 

Copyright by CENEGRI-Intellector, 2004-2008. Todos os direitos reservados.